15 ANOS DE MATRIX, SIGA O COELHO BRANCO

matrix2



Há 15 anos, o hacker Neo, alterego do programador Thomas Anderson, recebia o convite para seguir o coelho branco. Então descobre que o famoso Morpheus o está procurando, pois acredita que ele é o escolhido a liderar os humanos a “acordar” da Matrix. A partir daí, acompanhamos um dos melhores filmes de ficção científica do cinema: Matrix, que chegou aos cinemas em 1999.






Dirigido Lana Wachowski e Andy Wachowski, o filme traz no elenco nomes como Keanu Reeves (Neo), Laurence Fishburne (Morpheus) e Hugo Weaving (Agente Smith). O longa mostrava um mundo em que os humanos eram manipulados pela Matrix – algo que neste primeiro filme não fica claro, só sendo explicado mais nas sequências. Morpheus acredita que Neo é o Messias e oferece duas pílulas para ele tomar: a azul, na qual ele continua vivendo a vida em um mundo manipulado, ou a vermelha, a que o levaria para o mundo real.






O que chamou a atenção do longa, além da ótima história envolvendo realidade virtual, foram os efeitos especiais e as cenas de lutas de tirar o fôlego. Os diretores criaram o efeito bullet time, repetido centenas de vezes depois em filmes de todos os gêneros e em games como Max Payne. As lutas eram bem coreografadas e paravam no tempo, com a câmera fazendo um giro de 360º graus.






O filme rendeu uma animação chamada Animatrix; duas sequências, a Reloaded e Revolution; livros que abordam a filosia por trás do filme e os games Enter The Matrix, que tinha uma história paralela ao primeiro filme, e Matrix: Path of Neo, que abordava a história do longa.






Agora, 15 anos depois, fala-se em uma nova trilogia. Vamos aguardar para ver se os irmãos Wachowski – que nunca mais repetiram o sucesso de Matrix – nos tragas boas novidades.






Confira algumas curiosidades sobre Matrix:


- Antes de Keanu Reeves, o papel de Neo foi rejeitado por outros astros. Nicolas Cage desistiu (ufa, ainda bem) por conta de compromissos familiares. Will Smith preferiu fazer o “sensacional” As Loucas Aventuras de James West. Leonardo DiCaprio e Tom Cruise também foram cotados para o papel. E Brad Pitt e Val Kilmer foram chamados, mas não quiseram participar do filme


- Morpheus, inicialmente, seria vivido Gary Oldman ou Samuel L. Jackson;


- Neo faz, em média, uma pergunta por minuto nos primeiros 45 minutos de filme;


- No programa de treinamento de combate antes de Keanu Reeves iniciar seus ataques a Morpheus, ele esfrega o nariz com o polegar e o dedo, gesto semelhante ao de Bruce Lee. O movimento foi um improviso de Keanu Reeves;






- O orçamento de Matrix foi de US$ 80 milhões. A Warner prontamente recusou o filme por causa do custo e deu US$ 10 milhões aos irmãos Wachowski. Com esse valor eles gravaram as cenas iniciais, da fuga de Trinity, e mostraram aos chefões do estúdio, que ficaram impressionados e bancaram o restante.


Confira algumas cenas de lutas do filme

Postagens mais visitadas